sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O MAGUSTO

O Magusto é, sem dúvida, uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais.
Grupos de pessoas juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras e as pessoas enfarruscam-se com as cinzas e cantam-se cantigas alusivas a esta comemoração.
O magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão, no dia de Todos-os-Santos e, principalmente, no dia São Martinho. Inúmeras celebrações ocorrem não só por Portugal inteiro mas também na Galiza (onde se chama magosto, em galego) e nas Astúrias.
A celebração do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa.
O dia do Santo Bispo de Tours - França - (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que é feita em Setembro. Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia e, mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!


                                                                   Trabalho de pesquisa 

Sem comentários:

Enviar um comentário