sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"LIVRO DOS MEDOS"

O Livro dos Medos é um livro muito interessante, escrito por Adélia Carvalho e ilustrado por Marta Madureira.
Como não conhecíamos esta obra, a nossa professora levou-nos para biblioteca da escola, leu-nos o livro e mostrou-nos as ilustrações. Esta história fala-nos de uma menina chamada Carolina que não gostava de dormir sozinha porque tinha medo. Os seus medos não eram normais, eram esquisitos, eram mesmo muito estranhos.
Para ajudar a Carolina a ultrapassar os seus medos, a mãe conversou com ela e disse-lhe para não ter medo porque esses medos só existiam na sua imaginação.
A mãe confessou que também tinha alguns medos e a melhor maneira de os esquecer era desenhá-los numa folha de papel para que eles ficassem lá presos e nunca mais aparecessem.
Quando acabámos de ler o livro, resolvemos escrever os nossos medos e ensaiar um teatro sobre os mesmos. Além da colaboração da professora Maria (professora de dança), que nos ensaiou, tivemos também a orientação da nossa professora.
Na passada quarta-feira, dia dezassete de Novembro, na parte da tarde, a ilustradora Marta Madureira fez uma visita à nossa escola para nos falar sobre o seu trabalho neste livro.
Por volta das treze e trinta, todos os alunos, professores e auxiliares se reuniram no polivalente da escola para a recepção da ilustradora.
Quando a ilustradora chegou, nós já estávamos escondidos atrás de uma cortina para fazermos a dramatização da história do Livro dos Medos. Nós fazíamos de Carolina e a professora fazia de mãe. Foi engraçado porque ninguém nos via, só ouviam as nossas vozes.
Terminada a dramatização, saímos detrás da cortina, formámos quatro grupos e representámos alguns dos nossos medos: medo do escuro e filmes de terror, medo da morte, medo da separação e medo dos animais.
Após a representação, a ilustradora mostrou e explicou algumas das técnicas utilizadas nas ilustrações. Essas ilustrações eram bastante fascinantes, mas muito estranhas porque representavam os medos da Carolina e dos seus amigos, que também eram estranhos.
Nós achámos o livro muito engraçado. Gostámos de conhecer a ilustradora e as suas técnicas, mas a parte mais divertida foi a nossa representação.







Sem comentários:

Enviar um comentário