Na nossa escola, no dia doze de Novembro, ao fim da tarde, houve um Magusto especial, diferente de todos os outros. Esta festa foi organizada pela Associação de Pais e toda a escola participou.
Nos dias anteriores, fizeram-se trabalhos relacionados com o Outono e com o São Martinho para decorar a escola. Pesquisamos sobre a lenda e a vida de São Martinho, pintámos desenhos sobre o Outono e ensaiamos uma dança para apresentar no arraial. Esta dança foi ensaiada e coreografada pela professora Maria, professora de dança.
Na sexta-feira, dia da festa, a escola estava iluminada, havia música tradicional a tocar e estavam dois senhores a assar um porco no espeto. Toda a freguesia se propôs a participar.
Antes de começar a apresentação das danças, prepararam-nos para a actuação. A professora Maria pôs-nos gel no cabelo. A mãe da Beatriz maquilhou as meninas e pôs-lhes brilhantes. A Helena trouxe flores para colocar nos penteados. As meninas vestiram camisolas brancas e os meninos vestiram camisolas vermelhas.
Estávamos preparados para actuar e a actuação começou.
A professora Irene, que é a coordenadora da escola, apresentou as danças começando pela da pré-escola e terminou com a da nossa turma que é o quarto ano. Os pais, orgulhosos, tiravam fotografias e filmavam.
De seguida, actuou o Rancho Folclórico de Barcelos e um grupo de Cantares de Vila Frescaínha de São Martinho.
A festa estava animada. As pessoas dançavam, comiam caldo verde, porco de churrasco, castanhas assadas e outras coisas saborosas.
Todos se divertiram e ajudaram para que a festa fosse um sucesso. Trabalho colectivo
Sem comentários:
Enviar um comentário