Na manhã do dia vinte e sete de Setembro fizemos uma Visita de Estudo à quinta dos pais de um colega nosso: “Quinta do Queimado”. Como a quinta era perto da nossa escola fomos a pé.Quando chegámos lá, uma senhora veio receber-nos e serviu como nossa guia.
A primeira coisa que vimos foi um espigueiro cheio de espigas e, de seguida, observámos a ordenha das vacas. Para as ordenhar, começaram por lavar muito bem o úbere das vacas com água e sabão. De seguida, os homens colocaram as tetinas nas tetas das vacas e a função das máquinas era sugar o leite do úbere para uma estrutura de vidro (vasos). Quando o úbere já não tinha mais leite, os vasos eram esvaziados porque o leite ia directamente para um frigorífico grande (cisterna).
De seguida, fomos ao estábulo onde tivemos oportunidade de fazer festinhas aos animais e estes pareciam ter gostado dos nossos miminhos.Logo que acabámos de observar os animais no estábulo, passámos para outra divisão. Nessa divisão havia animais para abate: galos, touros, porcos, coelhos e também havia bezerros gémeos com um dia de vida.

Continuando a visita, passámos pelo recreio das galinhas, que é um espaço grande onde elas andam durante o dia e, mais à frente, vimos homens a vindimar. Eles eram muito simpáticos e ofereceram-nos alguns cachos de uvas brancas, muito docinhas. Eram deliciosas! 
Entretanto, passámos por um campo grande e aproveitámos o tempo para fazer uma “mini desfolhada”. Colocámos as espigas num saco e, quando o saco já estava cheio, fomos embora do campo, mas cada um levava uma, duas ou três espigas. Nós gostámos desta experiência e divertimo-nos muito. Pouco depois, chamaram-nos para lanchar. Foi uma bela surpresa: broa com marmelada, broa com manteiga, broa com pedacinhos de queijo,
sumos de laranja e cachos de uvas.
Quando estávamos a lanchar, vimos um homem de lá a levar as uvas num reboque. De seguida, deitaram os cestos das uvas no ralador para serem raladas. Durante o lanche, vimos perus, três cães e um gato e descobrimos mais um porco e alguns vitelos.
Alguns colegas nossos levavam cestos, sem uvas, para o meio da vinha, para os homens deitarem as uvas vindimadas e, de seguida, regressámos à escola. Gostámos muito desta visita. Foi uma manhã diferente e muito interessante porque vimos como se fazem alguns trabalhos agrícolas e tivemos um lanche delicioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário